sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Seiyū

Seiyū (em japonês: 声優?) é um ator de voz japonês para rádio, televisão e jogos de computador. Na televisão, são mais usados em animes e anúncios comerciais e são muito mais famosos que os atores de voz, tradicionalmente nos Estados Unidos.
O trabalho de um seiyū se concentra principalmente na rádio, televisão e dublagem de filmes estrangeiros, provém narrações e trabalham como atores de voz em vídeo games (ou vídeo jogos) e série de anime. O uso mais característico de este término no ocidente se refere como o ator de voz dentro das séries de anime.
Fãs, quando a se referem a um(a) personagem de uma serie traduzida para uma língua ocidental, usam seiyū para se referir ao actor Japonês e simplesmente "a(c)tor de voz" ou "dublador" para o a(c)tor americano. No Japão, os seiyū são queridos pelos fãs de anime, sempre lembrando pelos personagens aos quais já emprestaram a voz.
Japão produz cerca de 70% das séries animadas no mundo.[1] Devido a este desarrollo, os seiyū possuem fama e devem trabalhar tempo completo. Alcançam fama no tão só nacional, como internacional, alcançado reconhecimento comparável com alguns atores de outros países. Em Japão, existem cerca de 130 escolas de seiyū,[2] várias agências de empregos e companhias de caçadores de talentos. A Coreia do Sul é o único país que possui um sistema similar de emprego para os atores de voz, onde há distintas cadeias televisoras contatam a vários seiyūs para seus programas.
Os seiyū, geralmente, impulsionam na música, nos filmes e em roles televisivos. Regularmente possuem grupos de fanáticos que vem os programas só para escutar o ator ou atriz que lhe gosta. Os seiyū possuem vários grupos de fanáticos a nível mundial, devido a os papéis que haviam protagonizado nas distintas serie de anime.
A siga "CV" se usa comumente nas publicações japonesas para demonstrar um "personagem de voz" ("character voice", em inglês), para os roles listados nas revistas. Este término foi usado por primeira vez na década de 1980, nas revistas de anime como Animec e Newtype.

Nenhum comentário:

Postar um comentário