sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Mangaká Rumiko Takahashi

Quer saber quem teve as idéias para criar InuYasha? Pois então você veio
ao lugar certo! Conheça um pouco sobre a autora do nosso anime favorito:

Principais Obras
* Urusei Yatsura (Turma do Barulho) - 1977 *


* Maison Ikkoku - 1981 *



* Ranma ½ - 1987 *



* InuYasha - 1996 *


 Biografia

Rumiko Takahashi nasceu no ano de 1957, em Niigata, Japão. Ela sempre teve um grande amor por mangás a sua vida toda. Quando ela entrou no Colégio Chuo Niigata era ela que sempre tomava a frente dos grupos de mangá / quadrinhos da escola. Foi nessa época, no último ano do colegial, que ela decidiu fazer do mangá a sua profissão, estreiando como mangaká (autora e desenhista de mangás) dois anos depois, com a história Katte Na Yatsura (algo tipo "Pessoas Arrogantes"), na revista que seria sua casa pelo resto de sua carreira - a Shonen Sunday. Ela estudou sobre quadrinhos numa faculdade japonesa com o mestre Kazuo Koike, autor do consagrado mangá Crying Freeman. Rumiko também trabalhou como assistente do autor Kazuo Umezu, no mangá Makoto-chan (também muito conhecido por lá).

Em 1978, Urusei Yatsura (Turma do Barulho), sua primeira história, foi lançada. Ela foi publicada até 1987. Urusei Yatsura é a história de um jovem chamado Ataru Moroboshi, que foi escolhido para uma disputa com uma Youkai alienígena chamada Lum. Nesse combate, o destino do mundo estava em jogo. Ataru, num primeiro momento, só pensa em vencer. Mas, durante sua convivência com Lum, acaba pedindo-a em casamento.

Seguindo Urusei Yatsura, veio um outro mangá de sucesso de autoria de Rumiko: Maison Ikkoku. Esse mangá foi escrito com o intuito de atrair o público adulto, porém foi publicado, mais tarde, nas revistas para adolescentes Big Comic Spirits e Shonen Sunday. Maison Ikkoku começou a ser publicado em 1982, em paralelo com Urusei Yatsura (que ainda estava sendo publicado também). A história de Maison Ikkoku é sobre um jovem estudante, Yusaku Godai, que se apaixonou pela dona de seu apartamento, Kyoko Otonashi, enquanto a disputava com seu outro inquilino (também morava no apartamento), Shun Mitaka, um homem rico que podia oferecer a Kyoko tudo que Godai não podia.

1987 foi um grande ano para a carreira de Rumiko, já que durante esse período aconteceu o início e o fim de suas duas histórias mais conhecidas, até então. Urusei Yatsura e Maison Ikkoku tiveram seu final após 34 volumes e 15 volumes respectivamente. As duas séries se saíram muito bem e serviram para desenvolver cada vez mais as habilidades de Rumiko como escritora e artista.

Com o fim de Urusei Yatsura e Maison Ikkoku, Rumiko começou a trabalhar em Ranma ½, uma série sobre um adolescente que luta artes marciais, chamado Ranma Saotome, que foi vítima de uma maldição: ele se transforma em menina sempre que é molhado com água fria (hehehe, muito boa ^^). Ranma ½ foi a série mais longa que Rumiko já havia feito, com 38 volumes, e terminou em 1996.


Assim que Ranma ½ acabou, Rumiko rapidamente começou sua nóva série: InuYasha Sengoku Otogi Zoushi (InuYasha Um Conto Feudal) - Esse é o nome original de InuYasha, que está fazendo grande sucesso em diversos países do mundo, tanto na versão em quadrinhos como no desenho animado. A história (como todos nós sabemos ^^) tem seu foco em uma moça chamada Kagome Higurashi, que cai dentro de um poço e vai parar na época do Japão Feudal. Lá ela conhece um meio-youkai, meio humano, chamado InuYasha e eles começam uma viagem em busca dos pedaços da Jóia de Quatro Almas.

Rumiko também produziu pequenas histórias, ao longo dos anos, como One or W, Maris the Chojo, Firetripper, Mermaid Saga (que trata de elementos de imortalidade) e One-Pound Gospel (um romance focado numa garota católica e num jovem lutador de boxe ^^). A revista sobre mangás Shonen Sunday, quase que exclusivamente estrelada por Rumiko, geralmente traz comentários da autora toda semana. Rumiko sempre fala sobre o seu time de baseball favorito, o Hanshin Tigers, sobre seus tipos preferidos de música (principalmente o grupo Shazna), ou conta suas memórias de infância, que por sinal são muito divertidas.

Os mais de 20 anos da carreira de Rumiko Takahashi são considerados de grande importância, pois ela foi a primeira mulher a trabalhar em mangás japoneses de renome, e o melhor, mangás que eram lidos a princípio por garotos, mas que, depois do sucesso de uma mulher na área, atraiu o público feminino em peso. Rumiko serviu de inspiração para a também conhecida Naoko Takeuchi (autora de Sailor Moon). Rumiko ficou tão famosa que ganhou até um título: "The Princess of Manga" (A Princesa do Mangá), além de outros grandes prêmios como "New Comic Artist Award" de Shogakukan (Prêmio Artista Revelação de Quadrinhos de Shogakukan) em 1978 e o "Inkpot Award" nos EUA em 1994.



4 comentários:

  1. Eu ja vi e li 3 dos seus sussesos completos e mesmo assim nao concigo parar de acompanhar

    ResponderExcluir
  2. adoro a Rumiko, mesmo que parece que é para garotas, mas adoro XD acho ou meu gosto que é diferente?, não importa simplesmente adoro ela \o

    ResponderExcluir
  3. Eu amo Inu-Yasha , é muito legal e eu fico muito feliz que vocês criaram esta grande obra , muito obrigado por ter feito Inu=Yasha que é um dos desenhos mais legais que eu já assisti e assisto em minha vida !

    ResponderExcluir
  4. poxa eu queria que ela fizesse uma nova temporada de inuyasha eu ja vi 200 vezes

    ResponderExcluir